quinta-feira, 9 de junho de 2016



SOBRE CIÊNCIA E MAGIA

Ser um Feiticeiro (a), Mago (a) ou Bruxa (o) significa que você operará com forças e efeitos que não foram, até agora, validados pelas principais correntes científicas. Isso não significa que você deve acreditar automaticamente em tudo que pareça estranho e diferente, nem significa que deve desprezar a ciência como uma visão limitada de mentes estreitas.  A ciência é um poderoso uso sistemático de nossa mente para aprender coisas. Ela é, contudo –e essa é a parte de modo geral não ensinada ou admitida nas escolas-, um imitado conjunto de instrumentos.
A ciência funciona muito bem no estudo de fenômenos em que cabe a experimentação, ou seja, o tipo de coisa do qual você pode controlar com cuidado as condições sob as quais o experimento acontece e no qual você tem acesso a todas as informações acerca do que acontece com a coisa que você esta estudando. Mas a ciência não funciona muito bem para estudar sistemas complexos, caóticos ou fenômenos que são muito raros e aparecem apenas em condições incomuns que não podem ser criadas em um laboratório. A historia da ciência é repleta de exemplos de coisas reais (como meteoritos, raios globulares, deriva de continentes, unicórnios ou lulas gigantes) que foram declaradas “inexistente” pelos lideres das principais correntes cientificas porque eles nunca as viram e não conseguiram encontrar uma explicação sobre o modo como elas poderiam existir. Quando a evidencia para explicar estes fenômenos foi descoberta, eles foram, por fim, “admitidos” como reais pelos cientistas que negaram essa realidade por muitos anos.
No inicio do século XX, um matemático chamado Gõdel provou na realidade que é matematicamente inevitável que o Universo contenha coisas que são verdadeiras, mas que não podem ser provadas. Os Feiticeiros (as), Magos (as) e Bruxas (os) trabalham com essas forças e fenômenos. Portanto, seja um pensador critico e interessado em aprender como o mundo opera; mantenha a mente aberta no que diz respeito a coisas que pareçam ser verdadeiras, ainda que não a entendamos... Por enquanto.

Texto retirado do livro:
Grimório para o Aprendiz de Feiticeiro, Magia para o dia a dia-

De Oberon Zell-Ravenheart- Editora Madras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem?
Sua mensagem foi enviada, será lida e avaliada Essa é uma medida necessária para que possamos manter a integridade do blog.